quinta-feira, 5 de maio de 2016

Acre investiga 20 casos de microcefalia, diz Ministério da Saúde

Ao todo foram confirmados 1.271 casos no Brasil até 30 de abril deste ano.
Dados foram divulgados pelo Ministério nesta quarta-feira (4).




O Acre investiga ao menos 20 casos de microcefalia e alterações do sistema nervoso, segundo dados do Ministério da Saúde, divulgados nesta quarta-feira (4).
Conforme o levantamento, até 30 de abril deste ano, 37 casos da doença foram notificados no total. Destes,17 foram descartados e nenhum confirmado.
Procurada pelo G1, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) informou que os números atualizados referentes à doença devem ser informados em um novo boletim epidemiológico, que será disponibilizado nesta quinta-feira (5).
Sesacre diz investigar 23 casosEmbora o Ministério da Saúde aponte a investigação de apenas 20 casos. Segundo o boletim epidemiológico nº 11, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Seascre) no dia 18 de abril são 23 os casos de microcefalia sob investigação no estado.
Ainda de acordo com a Sesacre, ao todo 28 casos de microcefalia foram notificados no Acre de 1 de janeiro a 9 de maio de 2016, conforme o boletim. Porém, 11 casos já estavam em investigação somando um total de 39 notificações.
Dentre essas notificações, 35 são de residentes no Acre, três oriundas de Rondônia e um do Amazonas. Ao todo, 12 casos foram descartados após investigação clínica ou laboratorial.
Dos casos descartados, oito haviam sido notificados em Rio Branco, enquanto JordãoFeijó,Tarauacá e Cruzeiro do Sul descartaram um caso cada. Conforme a Saúde, nove municípios apresentaram casos de microcefalia.
A Sesacre destacou que, devido aos casos estarem sob investigação, não há como ligar a doença ao vírus da zika. Além disso, ressaltou que o novo protocolo de vigilância determinado pelo Ministério da Saúde define que todos os casos notificados devem ser monitorados e investigados, não apenas os relacionado ao zika.
A Saúde afirmou ainda, que existem outros agentes infecciosos causadores da microcefalia como a "sífilis, toxoplasmose, HIV, citomegalovírus, herpes dentre outros".
Microcefalia no BrasilO boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde divulgado, nesta quarta-feira (4), aponta que até o dia 30 abril deste ano foram confirmados 1.271 casos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivos de infecção congênita em todo o país.
No total, segundo o Ministério, foram notificados 7.343 casos suspeitos desde o início das investigações, em outubro de 2015, sendo que 2.492 foram descartados. Outros 3.580 estão em fase de investigação.

G1GLOBO

Postado por: Ygor I. Mendes

Nenhum comentário: